Notícia

A água que você não vê

Ambiente

E como a reciclagem atua na recolocação de matéria-prima

Lavar o carro, escovar os dentes, fazer comida. Essas são apenas algumas das atividades onde a água é protagonista. Mas o simples vestuário e a fabricação de mercadorias requer um consumo enorme dessa preciosa fonte para que ela saia da matéria-prima e chegue até nossas casas. O que aparenta ser inesgotável, está por um fio. Mas é possível reverter esse quadro e amenizar os impactos causados no meio ambiente. Vem ver!

Há quem tenha substituído o termo lixo por resíduos sólidos, uma vez que até os materiais hospitalares estão passando pela reciclagem. Esse mercado, que começou tímido e sem muito investimento, hoje movimenta cerca de R$ 12 bilhões por ano.

A reciclagem atua na recolocação da matéria-prima e consequentemente, na economia de água. A fórmula é simples: ao reaproveitar os diversos materiais existentes por todos os cantos, evitamos assim o uso da água para a fabricação de novas mercadorias. Dessa forma, além de reduzir a poluição, o descarte na natureza, a extração de recursos naturais e a quantidade de lixo nos aterros, recuperar produtos é peça fundamental no uso consciente da água.

Um esquema simples traduz como funciona a reutilização de um produto: equipamento novo › equipamento obsoleto › depósito >› reciclagem › reuso › equipamento novo.

Um bom exemplo é a reciclagem das embalagens pet. Estudos realizados pela Associação Brasileira da Indústria do pet (Abipet) mostraram que com a matéria-prima resultante da reciclagem de duas garrafas de dois litros, já é possível fazer uma camiseta (que normalmente utilizaria mais de 2 mil litros de água). Além disso, o plástico proveniente da pet também é usado na confecção de cordas, vassouras, tubos e novas embalagens.
Outra situação parecida acontece com a reciclagem de vidro. Com 1 kg de cacos gera-se 1 kg de vidros novos, o que significa uma economia de 1,3 kg de minérios. A energia também é poupada em cerca de 2,9%. Na reciclagem de uma lata de alumínio, também economiza-se o suficiente para manter ligado um aparelho de televisão durante 3 horas.

Simples atitudes como separar o lixo em casa já ajudam a diminuir o descarte de lixo, que hoje chega a 76 milhões de toneladas – sendo que 30% desse valor poderia ser reaproveitado.

Portanto, ao reciclar, não tenha dúvidas: você estará contribuindo para o retorno dos materiais que já estão no nosso meio e também para a economia de MUITA água. A natureza agradece!

Voltar Para Notícias

MAIS INFORMAÇÕES

Rua Papa Pio XII, 216 – Distrito Industrial II
Santa Bárbara d’Oeste - SP
CEP 13457-196

(19) 3454-2333
(19) 3463-3800
(19) 3458-3720
comercial@sucatasnarciso.com.br
comercial_02@sucatasnarciso.com.br