Reciclagem

O consumo e o descarte desenfreado, motivados muitas vezes pelo capitalismo, gerou na população a intensificação de hábitos que afetam diretamente o meio ambiente. Para tanto, os processos de reciclagem do Grupo Narciso atuam de forma a fomentar a consciência de que os recursos naturais não são infinitos e que as matérias-primas dependem da correta utilização a fim de evitar danos mais severos ao planeta. Além do mais, com o reaproveitamento dos produtos do mercado, contribuímos para uma melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.
Ao aproveitar a matéria-prima embutida no resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, possibilitamos que ele volte para a cadeia produtiva. Ainda, evitamos a sua disposição em aterros e reduzimos a extração de nova matéria-prima da natureza.

Para obter sucesso no processo de reciclagem, a coleta seletiva é um passo essencial. A separação é feita de acordo com a tipologia de cada material e destinada em recipientes de cores e identificação específica.
Com esse processo, temos a garantia de melhorias em diversos segmentos:
• Economia de energia;
• Preservação dos recursos naturais;
• Diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado;
• Diminuição dos impactos ambientais;
• Geração de empregos diretos e indiretos;
• Redução dos custos de matérias-primas industriais;
• Incentivo às atividades envolvidas com a reciclagem;
• Promoção do desenvolvimento de uma consciência ambiental da população.

As cores da reciclagem

Resíduos Perigosos
Resíduos Não-Recicláveis
Resíduos Orgânicos
Metal
Papel Papelão
Madeira
Resíduos Ambulatoriais
Resíduos Radioativos
Vidro
Plástico

principais etapas do processo de coleta seletiva/reciclagem

01Sistematização e Treinamento
02Sensibilização e Comprometimento
03Separação e Coleta Seletiva
04Coleta e Manuseio Interno
05Armazenamento Temporário
06Transporte para a Narciso
07Descarregamento e Controle
08Separação e Triagem
09Enfardamento
10Armazenamento
11Envio para Industrialização
12Certificado e Rastreabilidade

Quais são as vantagens da reciclagem

Lixo

A reciclagem de lixo de papel reduz a quantidade de resíduos sólidos.
Atualmente, de todo resíduo colocado em aterros e lixões, 40% são papéis e papelões que poderiam ser reciclados.

Madeira

Uma tonelada de aparas equivale de 15 a 30 árvores.

Água

Uma tonelada de papel reciclado equivale a 2.000 litros de água. Uma tonelada de papel tradicional equivale a 100.000 litros de água.

Energia

Redução de 80% de energia elétrica para produção de papel reciclado.

Criação de Empregos

Estima-se que, ao reciclar papéis, sejam criados 5 vezes mais empregos do que na produção do papel celulose virgem e 10 vezes mais empregos do que na coleta e distribuição final do lixo.

RECICLAGEM DE PAPEL E PAPELÃO

De extrema importância para o meio ambiente, a reciclagem de papel é papelão se faz necessária devido à escassez e consumo recorde desta matéria-prima, intensificado principalmente nas últimas décadas do século XX. Ao reciclar o papel, estamos contribuindo com o planeta, uma vez que evitamos a derrubada de milhares de árvores. Com a missão de garantir excelentes resultados aos nossos clientes e fornecedores, o Grupo Narciso realiza a reciclagem de papel e papelão por meio de maquinário especializado e tecnológico de grande porte, processo fundamental na busca pela sustentabilidade, além de garantir a satisfação total dos envolvidos em todas as etapas dos processos, em total compatibilidade com as normas exigidas para esta função. A reciclagem do papel ajuda a aliviar a tensão em aterros e lixões, que quando não dispostos de forma ecologicamente correta, correspondem a mais de 50% de todo o lixo produzido no país. Já no que diz respeito à utilização da água, uma tonelada de papel reciclado equivale a 2.000L de água, enquanto para a fabricação de papel tradicional, são usados mais de 100.000L de água. A energia também é afetada quando há reciclagem de papel e papelão: cerca de 80% de energia elétrica é reduzida na produção de papel reciclado. Além disso, a criação de oportunidades de trabalho é muito maior na reciclagem: estima-se que ao reciclar papel e papelão, são criados 5 vezes mais empregos do que na produção do papel celulose virgem, e 10 vezes mais empregos do que na cadeia de distribuição final do lixo.

RECICLAGEM DE PLÁSTICO

Entre os pilares de atuação do Grupo Narciso, nossa plataforma de reciclagem de plásticos destaca-se pelo desenvolvimento de produtos com certificação e qualificação, através da atuação com responsabilidade social e ambiental voltadas à valorização dos resíduos plásticos. A reciclagem de plástico é de extrema importância para o planeta, pois quando reciclamos ou compramos plástico reciclado, contribuímos para que não haja descarte deste material em aterros sanitários ou na natureza, poluindo rios, lagos, solos e matas. O reuso deste material diminui sua produção pelas indústrias e dá origem a objetos impensáveis e o mais importante, sustentáveis. Esta importante e muito utilizada matéria-prima pode assumir diversas características de acordo com as moléculas nele presentes, que a tornam rígida, transparente, inquebrável, leve, impermeável ou brilhante. O processo de reciclagem do plástico tem início com o recebimento da matéria-prima, passa pela triagem de acordo com o tipo e a partir disso, pode começar a ser revalorizado, por meio da fragmentação, lavagem e secagem do material, feita em grande escala dentro da nossa estrutura.

RECICLAGEM DE METAL FERROSO E NÃO FERROSO

A grande vantagem da reciclagem de metais é evitar as despesas da fase de redução do minério a metal. Essa fase envolve um alto consumo de energia e requer transporte de grandes volumes de minério e instalações de equipamentos de alto custo, destinadas à produção em grande escala.
É por esse motivo que, focados em fornecer uma reciclagem eficiente de metais ferrosos e não ferrosos, oferecemos o processamento dessa importante matéria-prima, integrando tecnologia, segurança e preocupação com o meio ambiente, além de todo o know-how necessário para desempenhar a sua reutilização. A grande vantagem da reciclagem de metais ferros e não-ferrosos evita as despesas da fase de redução do minério a metal. São os ferrosos: latas de aço, arames, pregos, fios de metal, vigas, carros, chapas; e os não ferrosos: latas de alumínio, fios de cobre, metal, latão, panela de alumínio, etc. A reciclagem dos metais contribui para as mais diversas condições, como o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários/industriais, a redução significativa nos consumos energéticos, a conservação dos recursos naturais, a redução da poluição atmosférica e da poluição dos recursos hídricos, a diminuição dos impactos negativos de extração e refinação dos minérios e a criação de novos negócios e mercados para os produtos recicláveis.

RECICLAGEM DE ALUMÍNIO

A reciclabilidade é um dos atributos mais importantes do alumínio. Usado em grande escala pelas indústrias, o alumínio leva entre 100 e 500 anos para se decompor no solo, e a poluição gerada com o descarte incorreto é imenso, além de representar grandes prejuízos ambientais. A cada quilo de alumínio reciclado, cinco quilos de bauxita (minério bruto de onde se produz o alumínio), são poupados. Isso significa um benefício enorme ao meio ambiente e ao país como um todo. Para se reciclar uma tonelada de alumínio, gasta-se somente 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário, ou seja, a reciclagem do alumínio proporciona uma economia de 95% de energia elétrica.
Ao contrário de outros materiais, o alumínio pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas qualidades no processo de reaproveitamento. O exemplo mais comum é o da lata de alumínio para bebidas, cuja sucata transforma-se novamente em lata após a coleta e refusão, sem que haja limites para seu retorno ao ciclo de produção. Esta característica possibilita uma combinação única de vantagens para o alumínio, destacando-se, além da proteção ambiental e economia de energia, o papel multiplicador na cadeia econômica.

RECICLAGEM DE VIDRO

O entendimento de que a reciclagem vidreira é de grande importância para toda a indústria e principalmente para o planeta é nosso principal norteador neste processo, que tem como foco o uso de equipamentos de alta qualidade e tecnologia, imprescindível para o reaproveitamento e criação de novos objetos. Para que o sistema aconteça de forma segura e eficiente, o Grupo Narciso está no ramo de reciclagem de vidro há anos, sempre cumprindo o seu dever de parceria e gratidão com a natureza, além de gerar os melhores produtos finais no mercado brasileiro de reciclagem.
Para realizar este grande processo, contamos com equipamentos de fabricação de alta qualidade e tecnologia, utilizando máquinas que operam no menor tempo de produção e não deixam a desejar no produto final. Nosso principal objetivo é entregar aos nossos clientes, espalhados por todo o Brasil, excelentes produtos cuja matéria-prima passou por um processo de reciclagem vidreira, ajudando, assim, o meio ambiente e satisfazendo todos aqueles quem querem bons produtos e um ótimo custo/ benefício. Todos os itens finais processados pelo Grupo Narciso podem ser utilizados como um vidro que não passou pelo processo de reciclagem, pois são altamente resistentes e contêm certificado de qualidade aplicado pela própria empresa.

RECICLAGEM DE ISOPOR

Proveniente do petróleo, o isopor, que leva cerca de 80 anos para se decompor, sempre teve grande demanda e utilidade em diversos setores, no seu reuso, pode gerar energia em usinas térmicas, bem como pode também ser matéria-prima na fabricação de novos utensílios como potes e copos. O isopor não é solúvel em água, não contamina alimentos e não causa danos à camada de ozônio. No entanto, o perigo reside quando ele chega ao mar e intoxica a fauna marinha, levando a muitas mortes.
Como uma empresa que pensa no meio ambiente em primeira instância e sabendo que o isopor é um material muito atraente para as empresas, porém tóxico à natureza por poluir rios, oceanos e prejudicar muitos seres vivos, investimos na reciclagem deste importante produto: o poliestireno, conhecido como isopor. Com uma máquina de alta pressão que trabalha no processo de reciclagem da matéria-prima – aumentando a quantidade de isopor reciclado em menor tempo e sempre lembrando-se de como o produto deve ser finalizado, geramos produtos finais de extrema qualidade na reciclagem de isopor, cumprindo também a nossa missão de preservação do meio ambiente.

RECICLAGEM DE MADEIRA

Através da reciclagem da madeira obtemos a redução da poluição e favorecemos a utilização de processos mais limpos. De extrema importância por reduzir impactos ambientais significativos e ajudar a proporcionar um cenário em que a madeira possa ser reutilizada de diversas formas, a fim de subsidiar os altos custos envolvidos, oferecemos processos extremamente comprometidos com o padrão técnico e a responsabilidade no que tange a garantia de meios sustentáveis e um altíssimo controle de qualidade.
Atualmente grande quantidade de madeira reciclada é enviada para utilização como biomassa, ou seja, para ser utilizada como fonte de energia calórica em fornos, substituindo outras fontes energéticas mais poluentes, como os derivados de petróleo, carvão e madeira virgem.
Algumas vantagens da utilização da biomassa:
1. Custo baixo e poder calorífico significativo;
2. Redução de gases poluentes como dióxido de enxofre;
3. A emissão atmosférica e de cinzas de queima da madeira é menos poluente que a queima de combustível fóssil;
4. A madeira é uma fonte de energia renovável, ao contrário do petróleo e do carvão.

MAIS INFORMAÇÕES

Rua Papa Pio XII, 216 – Distrito Industrial II
Santa Bárbara d’Oeste - SP
CEP 13457-196

(19) 3454-2333
(19) 3463-3800
(19) 3458-3720
comercial@sucatasnarciso.com.br
comercial_02@sucatasnarciso.com.br